Precificação de produtos – como fazer corretamente?

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Passo a passo de como realizar a precificação de produtos de forma justa e lucrativa!

Entenda como funciona o processo de precificação de produtos e garanta os preços adequados em seu comércio

Você já parou para pensar na importância da precificação de produtos em seu comércio? 

Esse fator é o responsável por três pontos principais: manter seu negócio competitivo no mercado, cobrir com os custos e gerar lucros. Sendo assim, é de extrema importância. 

Para que seu comércio tenha bons resultados com um preço justo e lucrativo, todo o processo de precificação precisa ser realizado de forma impecável. 

Sabendo disso, preparamos um passo a passo especialmente para esclarecer essa questão para você.

A importância da precificação de produtos 

Antes do passo a passo, é essencial ter em mente o porquê de ser tão importante acertar na sua precificação. 

Como já evidenciamos, o preço dos seus produtos precisa ser justo com os clientes e competitivo no mercado, bem como cobrir com os custos e gerar lucros para o negócio, sendo assim, qualquer erro na precificação pode comprometer algum desses aspectos. 

O preço é um fator muito importante para garantir um futuro promissor para o seu comércio, e é por saber disso que preparamos o passo a passo a seguir.

Passo a passo para precificação de produtos

Com os passos que apresentaremos aqui, realizar a sua precificação de forma adequada será muito mais simples, assim, garantindo o futuro do seu comércio.

Passo 1 – Levantamento dos custos 

A primeira etapa a ser realizada é o levantamento de todos os custos, tanto os custos gerais para que seu comércio funcione quanto os custos diretamente ligados à produção dos produtos (caso você tenha produção própria). 

Todos os custos devem ser levantados, alguns exemplos de custos que comércios têm são:

  • Água; 
  • Luz; 
  • Colaboradores; 
  • Fornecedores; 
  • Impostos; entre outros. 

Sendo assim, inicie realizando um levantamento minucioso.

Passo 2 – Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio se trata do valor que o seu comércio precisa faturar para cobrir com todos os custos levantados anteriormente. 

Contabilidade Para Comercio. - Contabilidade na Barra da Tijuca

Ou seja, é o mínimo necessário para que o negócio funcione no azul. 

É importante sempre pensar em ultrapassar o ponto de equilíbrio, visto que após lidar com todos os custos é que se obtém lucros.

Passo 3 – Análise do mercado 

Analisar o mercado é um fator muito importante para que os preços dos produtos do seu comércio estejam compatíveis com a realidade do mercado como um todo. 

Afinal, estar com os preços muito acima ou muito abaixo da média não é benéfico, é preciso manter os seus preços competitivos.

Passo 4 – Diferenciais 

Os diferenciais são um ponto a ser considerado na precificação de produtos, porque viabilizam aumentar os preços. 

Ou seja, se apenas o seu comércio oferece determinado produto naquela região, você tem a possibilidade de elevar – sem exageros – o preço cobrado, justamente por ser um diferencial encontrado apenas em seu comércio.

Passo 5 – Margem de lucro

A margem de lucro é justamente referente à lucratividade que você irá obter com a venda dos produtos. 

Definir esse ponto por meio do cálculo adequado é fundamental para que seu negócio obtenha os melhores resultados possíveis.

Conte com a Hogar!

A precificação é um aspecto importante, por isso, ter o suporte de especialistas para garantir que seja realizado de forma correta é essencial. 

E para isso, você pode contar conosco, da Hogar. 

Dispomos de uma equipe contábil especializada em comércio que está preparada para te auxiliar com essa e outras questões, basta entrar em contato conosco agora mesmo.

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