O livro-caixa é essencial para controle e organização das contas de uma empresa.

Aprenda A Fazer O Livro Caixa De Sua Clinica Medica De Forma Pratica Blog (1) - Contabilidade na Barra da Tijuca

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Aprenda a fazer o livro-caixa de sua clínica médica de forma prática 

O preenchimento correto do livro-caixa é importante para que a clínica tenha o controle maior de suas finanças. Por isso, não deixe de ler este artigo para entender como funciona essa ferramenta contábil.

O livro-caixa é fundamental na organização da contabilidade e das finanças de qualquer empresa. Por isso, a empresa deve usá-lo.

Só que muitas vezes os profissionais da área de saúde não sabem lidar com ele, principalmente, porque em sua formação não tiveram o mínimo contato com nada referente a gestão e a contabilidade.

Mas a fim de ajudar esses profissionais, este artigo traz uma maneira prática de usar o livro-caixa e manter as finanças da sua clínica médica organizada.

Leia mais sobre esse assunto a seguir.

O que é o livro-caixa?

No livro-caixa são registrados todos os dados relativos à entrada e saída de dinheiro no caixa da instituição. 

As informações são separadas por dia, semana e mês. Assim, o controle é feito com mais facilidade e a clínica pode analisar se o faturamento tem sido favorável.

Em primeiro momento, o livro-caixa pode parecer um pouco confuso, mas depois de entender como funciona se tornará algo mais simples e rotineiro.

Muitas vezes, o livro-caixa é confundido com o fluxo de caixa, porém eles são diferentes. Na verdade, o livro-caixa seria um complemento ao fluxo de caixa.

O livro-caixa não é obrigatório, ao contrário do fluxo de caixa. Ao menos que a empresa esteja registrada no Simples Nacional.

Mas em qualquer situação ele é recomendado pela sua finalidade de ajudar na organização das finanças.

Como preencher o livro-caixa?

Não há muitos segredos no preenchimento do livro-caixa. Mas a clínica deve ter cuidado para que não esqueçam de realizar nenhuma anotação, por menor que sejam os valores.

Toda a informação é importante e deve ser registrada no livro. Esteja atento aos pontos a seguir.

Contabilidade Para Servicos - Contabilidade na Barra da Tijuca

Registre tudo diariamente 

Todos os valores de entradas e saídas devem estar anotados diariamente no livro. Nenhum valor ou dia pode ser esquecido. O próprio gestor ou um funcionário de confiança deve anotar tudo ao final do último atendimento.

Facilite o processo criando uma estrutura. Para facilitar o preenchimento e garantir que ele seja completo crie colunas. Insira os dados relativos ao saldo do dia anterior, a data, as entradas individuais e as saídas. 

Deixe, também, um espaço para fazer anotações. Detalhar o porquê de determinadas saídas de dinheiro, por exemplo. Outras denominações podem ser usadas para entrada e saída, é o caso de crédito e débito, respectivamente.

Não esqueça, também, de criar uma coluna para o novo saldo do dia. Dessa forma, todos os dias, haverá informação de quanto há em caixa, quanto se gastou e quando entrou.

Guarde os documentos

Guarde todos os documentos relativos às movimentações de dinheiro. Recibos, notas fiscais, comprovantes de saques e de depósitos, entre outros.

O ideal é digitalizar e também guardar o documento fisicamente. Assim o risco de perdas é menor.

Planilhas ou Sistemas

Quando se fala em livro-caixa, não necessariamente precisa ser um livro. A empresa pode utilizar planilhas ou um sistema de gestão específico.

Anotações manuais podem ser arriscadas por serem mais suscetíveis a erros e esquecimentos. 

Por isso, recomenda-se o uso da tecnologia. Mas não se esqueça de realizar backups e imprimir cópias para facilitar o acesso às mãos.

Além de todas essas dicas, é extremamente importante que a empresa procure um contador para ajudá-la. Deixe que ele faça essa escrituração, já que os livros não podem ser alterados ou rasurados 

HOGAR Contabilidade: trazendo soluções contábeis para uma gestão de sucesso da sua empresa

O livro-caixa é excelente no controle e na organização das contas de qualquer instituição. Por isso, seu preenchimento deve ser feito de forma correta e com a devida atenção.

Evite dúvidas e ganhe mais segurança e assertividade com a assessoria da HOGAR Contabilidade. 

Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre todos os benefícios de ser atendido pela HOGAR Contabilidade. O sucesso da sua empresa está a um contato de distância!

QUERO AJUDA COM O LIVRO CAIXA EM MINHA CLÍNICA MÉDICA

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Hogar Contabilidade.

Oferecemos, além da assessoria tradicional, um serviço de proximidade com o cliente envolvendo nossos profissionais em todos os segmentos do negócio, sejam eles administrativos, comerciais ou gerenciais.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Até breve!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Neste artigo, entenda o efeito do aumento de juros no…
Cresta Posts Box by CP